Vive com inchaço nos pés? Veja quais podem ser as causas

 

Depois de um longo dia de trabalho é comum chegar em casa e perceber algum inchaço nos pés.

Esse sintoma, que ocorre devido ao acúmulo de líquidos no tecido abaixo da pele das extremidades inferiores, é comum. Geralmente significa alterações na circulação, embora seja necessário ficar atento, já que também pode ser um sinal de doenças sérias.

Neste post, elencamos algumas das principais causas de inchaço nos pés. Continue a leitura e descubra se o seu caso é consequência de alguma delas!

Uso de medicamentos

Algumas classes de medicamentos podem provocar inchaço. Entre eles, podemos citar os anticoncepcionais, antidepressivos, bloqueadores de canais de cálcio e remédios utilizados no tratamento da diabetes. Isso acontece porque essas fórmulas alteram a permeabilidade das células, provocando o extravasamento de líquidos e, como consequência, o inchaço.

Lesões

Seja por causa de uma pancada ou de uma torção, as lesões nos pés podem provocar inchaço, sintoma acompanhado de muita dor e hematomas, além de dificuldade para andar e movimentar o pé.

Essa situação provoca o estiramento de ligamentos do tornozelo e do pé, os quais podem até mesmo sofrer pequenas fissuras. Tudo isso resulta no início de um processo inflamatório que tem o edema como um de seus sinais.

Insuficiência cardíaca

Mais comum nos idosos, ela ocorre por causa do envelhecimento do músculo cardíaco, o qual trabalha com menos força para o bombeamento. Por esse motivo, a circulação torna-se mais difícil e o sangue começa a acumular nas pernas e pés, graças à ação da gravidade.

Além do inchaço, essa doença também manifesta outros sintomas, como cansaço excessivo, palpitações, sensação de pressão na região torácica e falta de ar.

Sapato desconfortável

Usar um sapato apertado é uma das causas mais comuns de inchaço nos pés. A falta de espaço e maior pressão sobre a estrutura são os desencadeadores desse sintoma, além de provocar muita dor. Se os sapatos são de salto alto e bico fino, por exemplo, o problema se intensifica.

A parte da frente, mais fina, pressiona os dedos em direção ao centro, o que machuca os pés, causa inchaço e pode resultar ainda nos temidos joanetes. Já o salto alto, principalmente os com mais de 10 cm, jogam todo peso do corpo para o peito do pé, o que sobrecarrega a região e pode deixá-la inchada.

Portanto, na hora de comprar o seu sapato, é importante se atentar a esses detalhes e evitar escolher um modelo muito apertado, especialmente se for para usá-lo todos os dias. Deseja conforto em primeiro lugar? Opte por um bom tênis — ele é o calçado ideal para garantir uma ótima mobilidade e evitar o surgimento de inchaço nos pés.

Além disso, é importante tomar algumas medidas para aliviar o sintoma, entre elas:

  • ficar com as pernas para cima para ajudar no retorno sanguíneo;

  • usar uma meia elástica;

  • evitar o consumo excessivo de sal.

Agora que você já sabe quais são as causas mais comuns de inchaço nos pés, fique atento aos sinais! Além disso, capriche na hora de escolher seus sapatos: na maioria das vezes, esse é motivo do inchaço e você nem imagina que o problema é tão fácil de resolver!

Que tal compartilhar este post nas suas redes sociais? Assim, você pode ajudar mais pessoas que sofrem com o mesmo problema! Vamos lá?

 

Decker Calçados
Decker Calçados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This