Tênis para caminhada: 3 dicas para escolher o modelo ideal

Para a caminhada, não há contraindicações. Uma atividade ótima para a manutenção de uma boa saúde e capaz de ativar os músculos e acelerar o ritmo do metabolismo, ela pode ser praticada em qualquer idade, e sem causar maiores impactos nas articulações. É cientificamente comprovado que tal prática, quando feita regularmente, é capaz de aumentar a expectativa de vida.

Dentro de uma atividade prazerosa e repleta de benefícios, a última coisa que você precisa é de um calçado que atrapalhe. Por isso, ter um bom tênis para caminhada que se adapte ao que você precisa é fundamental.

Para entender mais sobre o assunto e saber como escolher o modelo ideal, vamos listar a seguir 3 dicas para acertar em cheio na sua escolha.

1. Conheça o tipo de solado

Na caminhada, o solado do modelo de tênis tem muita importância no bom desempenho da atividade. Isso acontece porque o material pode favorecer ou desfavorecer sua pisada. Ou seja, o tipo de solado influencia na flexibilidade dos pés ou até mesmo no tamanho do impacto em cada pisada, possivelmente causando dores e desconfortos quando não é adequado.

Os tipos de solado mais indicados para caminhada são aqueles à base de borracha. Especialmente o Carbon Rubber e o Blown Rubber, materiais leves e flexíveis que oferecem estabilidade e amortecimento sem prejudicar o desempenho.

2. Entenda mais sobre a ventilação do modelo

Durante sua caminhada, o suor se torna comum. Por conta disso, é mais do que conveniente que você escolha um tênis com uma boa ventilação. Isso significa optar por um modelo com furos, o que permite a passagem de ar dentro do calçado e diminui a sensação de calor. Além do conforto que esse detalhe oferece, ainda aumenta o tempo de vida útil do seu tênis.

Para conferir a ventilação do modelo é simples, basta analisar se há espaço para passagem de ar nas laterais, na frontal e traseira do tênis. A maioria dos modelos atuais já possui um sistema de furos ou espaços entre as fibras do material, mas sempre é válido checar.

3. Saiba quais são os materiais utilizados

Ligando um tópico ao outro, há materiais que evitam o superaquecimento da parte interna do tênis para caminhada por meio de sistemas de ventilação. O poliéster, por exemplo, fabricado com fibras abertas, evita a umidade e o superaquecimento dos pés na caminhada, sendo por isso uma escolha ideal nesse sentido.

Um bom modelo é aquele que dá sustentação ao pé sem deixar a desejar na ventilação, controlando bem a umidade e evitando qualquer risco de torção. O já citado poliéster, além do couro e do nylon, são materiais de confiança num bom tênis para caminhada. Enquanto ao solado, o material é a borracha, como citamos acima, preferencialmente nos modelos que ofereçam aderência e resistência.

Bom, agora você está bem preparado para escolher um ótimo tênis para caminhada. Fique de olho em boas oportunidades, promoções e marcas de confiança, já que uma compra bem-feita traz um bom custo-benefício. Por isso, pense no longo prazo e garanta um produto de qualidade, considerando as dicas que listamos neste artigo.

Para finalizar, é hora de conferir a nossa linha de tênis para caminhada. Com certeza você vai encontrar seu modelo ideal!

 

Decker Calçados
Decker Calçados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This