Tênis esportivo: saiba como escolher o modelo ideal para cada esporte

A prática de atividades físicas traz diversos benefícios à saúde, contudo, é preciso ficar atento à escolha de um tênis esportivo adequado para melhorar o desempenho e prevenir dores, lesões, fraturas e outros problemas ortopédicos graves.

Além de confortável, o calçado deve ser bem ajustado ao tipo de pisada, oferecendo certa estabilidade e amortecimento durante a execução dos movimentos e exercícios próprios de cada modalidade.

Quer saber qual é o tipo de tênis mais indicado para o esporte que você pratica? Então, continue acompanhando este post!

Corrida

A corrida é um dos esportes mais praticados no mundo e tem conquistado cada vez mais adeptos por ser acessível e adaptável a diferentes terrenos. Apesar de parecer fácil, a modalidade exige orientação profissional, treinamento e o uso de um calçado específico.

De modo geral, o tênis de corrida deve ser arejado, flexível e ter um sistema de amortecimento avançado, capaz de reduzir os impactos da colisão entre o solo e os pés, evitando, assim, a sobrecarga do corpo e preservando a saúde das articulações, músculos e ossos.  tênis esportivo

Academia

A academia é um espaço onde os atletas podem praticar tanto exercícios aeróbicos quanto de resistência. Por isso, o tênis para academia precisa ser escolhido de acordo com o tipo de treino realizado.

Quem se dedica à musculação deve optar por um calçado com amortecimento leve, sistema antiderrapante e um solado fino, baixo e rígido, que garanta maior estabilidade do corpo, principalmente ao levantar pesos.

Já aqueles que preferem as aulas de spinning, jump e zumba, por exemplo, podem investir em um tênis esportivo similar aos de corrida e caminhada, confeccionado com tecnologia de absorção de impacto e materiais que garantem a ventilação dos pés — como o mesh.

Trekking

O trekking é o esporte ideal para quem gosta de atividades ao ar livre, pois, alia caminhada, trilhas e paisagens naturais. Por se tratar de um exercício realizado em terrenos irregulares, a escolha do calçado deve ser feita com atenção.

As botas e os tênis de aventura são os mais recomendados para esse tipo de prática, já que apresentam um cano mais alto que o convencional. Além disso, são fabricados com materiais resistentes e tecnologias que proporcionam maior estabilidade e aumento da tração em solos acidentados ou escorregadios.

Futebol

Considerado uma das paixões nacionais, o futebol tem como marcas registradas o gol e as chuteiras. Esse estilo de tênis surgiu no século XVI, no Reino Unido, e passou por modificações ao longo dos anos, adaptando-se às diferentes modalidades do esporte.

chuteira de futebol de campo é a conhecida pelas travas, que garantem mais estabilidade e facilitam as movimentações e giros no gramado. No calçado de futebol society, as travas são menores, adaptando-se melhor à grama sintética.

tênis de futsal não possui travas e tem o solado reto, com um sistema de amortecimento próprio para a quadra esportiva, oferecendo mais agilidade e liberdade de movimentos.

E então, gostou do conteúdo de hoje? Agora que você conhece o tênis esportivo ideal para melhorar seu desempenho nos treinos e competições, não deixe de conferir os modelos disponíveis em nosso site!

 

Decker Calçados
Decker Calçados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This