Como limpar calçados de diferentes tecidos da forma correta?

Saber como limpar calçados é essencial para conservá-los em bom estado e poder utilizá-los por muito tempo. Entretanto nem toda limpeza é igual. Cada tecido necessita de um tratamento diferente e certos cuidados na hora da higienização.

Quer saber como limpar calçados da melhor forma e sem danificá-los? Descubra algumas dicas especiais para os mais diversos tecidos no decorrer deste artigo:

Calçados de couro

O couro compõe a maioria das botas e sandálias. Mesmo sendo o mesmo tecido, o couro escuro e o claro devem ser tratados de formas diferentes no momento da limpeza.

O escuro deve ser limpo utilizando apenas um pano úmido, todavia sujeiras sólidas devam ser removidas com uma escova de cerdas macias antes dessa etapa. Os couros em tons claros, como bege ou branco, devem ser limpos com sabão de coco e um pano úmido.

No momento de secar, nada de colocar um calçado de couro no sol ou perto de aquecedores, porque isso danifica o material, que pode até rachar. Uma boa finalização é aplicar algum polidor ou ainda improvisar com vaselina ou óleo de amêndoas, utilizando uma gaze. Lustrando o calçado, você dá brilho e hidrata o couro.

Calçados de camurça

Esse material é muito sensível à água e qualquer contato pode manchá-lo. Assim, na hora da limpeza, tudo deve ser feito a seco. Marcas ou manchas podem ser removidas com o uso de uma borracha escolar branca, friccionando suavemente e retirando os fragmentos restantes.

Se o pior acontecer e você molhar o seu calçado de camurça, você deve remover o excesso de líquido com papel toalha e deixar secar à sombra naturalmente. Quando seco, escove seu calçado com uma escova macia.

Para retirar as manchas, uma ótima opção é aplicar talco, deixando secar por algumas horas e retirando o excesso com uma escova.

Calçados de plástico

Sendo um material muito comum em sapatilhas, a principal preocupação que você deve ter com calçados de plástico é em relação ao cheiro. Por isso é importante higienizar muito bem o seu interior.

Assim, utilize um pano úmido para a limpeza interna, sendo que o mau odor pode ser evitado com a aplicação de talco antisséptico ou bicarbonato de sódio. Para a parte externa, limpe com uma esponja embebida em água e sabão.

Calçados de algodão

Muitos tênis têm, entre seus componentes, o tecido de algodão. Caso perceba uma mancha nesse tecido, a higienização deve ser imediata para removê-la com maior facilidade e evitar danos permanentes.

Assim, utilizar um pano embebido em vinagre pode ajudar a acelerar o processo de remoção. Para manchas simples, utilizar um pouco de água morna com algum produto de limpeza como sabão ou detergente é o mais adequado.

Após molhar seu calçado de algodão durante a lavagem, ele deve ser bem seco. Tire todo o excesso de umidade com uma toalha e deixe-o secando em um local arejado, de preferência longe do sol para o tecido não desbotar. Um detalhe importante é retirar os eventuais cadarços e palmilhas e limpá-los separadamente para evitar danos.

Uma dica para conservar em bom estado todos os tecidos que compõem os mais diversos tipos de calçados é guardá-los embrulhados e cheios de papel, porque isso evita a absorção de umidade em excesso, a qual resulta em mau odor e até desenvolvimento de mofo.

Saber como limpar calçados corretamente é, portanto, uma forma de evitar danos no material de que eles são feitos e tê-los disponíveis no armário por um tempo muito maior. Assim, tomando todas as precauções necessárias e seguindo as nossas dicas, temos certeza que a sua limpeza será ideal.

Agora que você já sabe tudo sobre esse assunto, o que acha de assinar a nossa newsletter? Por meio dela, enviaremos para você muitos conteúdos úteis para o seu dia a dia. Aproveite!

Decker Calçados
Decker Calçados

Comments (3)

  1. […] chegar na loja de calçados, você encontra os mais diversos tipos de sapatos: são muitos estilos, cores e todas as […]

  2. […] um sapato Oxford cai muito bem. Esse é um clássico dos calçados e combina com diversos looks — uma ótima alternativa para sair do padrão sem perder a […]

  3. […] preze por um calçado com material de qualidade. Sapatos de couro estão entre os sapatos com tecidos que mais ajudam na transpiração dos pés e ficam muito bem ajustados quando compramos um […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This