Afinal, como tratar unha encravada em casa?

 

É muito importante saber como tratar unha encravada assim que os primeiros sinais se manifestam, a fim de evitar que isso afete o seu bem-estar e a sua qualidade de vida, de forma definitiva.

O caso se desenvolve devido ao uso de calçados apertados, corte inadequado ou por causa da própria anatomia dos dedos, provoca muita dor, inchaço e inflamação na pele que circunda a área.

Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas de como acabar de vez com esse problema, sem nem precisar sair de casa. Continue conosco e confira!

Coloque água morna

As unhas dos pés são as que mais encravam, especialmente as dos dedões. Por isso, uma boa ideia é fazer um escalda-pés de 20 minutos, com água morna ou quente, pelo menos, 3 vezes ao dia, assim que perceber a encravadura.

Isso amolece a região e permite que você levante a parte que está encravada com uma pinça. Depois disso, coloque um pedacinho de algodão para separar a pele lesionada da unha — isso vai permitir que a inflamação passe e cicatrize, acabando com a dor.

Aplique limão e sal

Corte um limão ao meio e faça um furo entre os gomos. Nesse local, coloque um pouco de sal e insira o seu dedo machucado dentro dele. Deixe agir por, aproximadamente, 20 minutos, e repita o procedimento até que o problema cesse. Em conjunto, esses dois agentes atuam como antimicrobianos e anti-inflamatórios.

Use vinagre de maçã

Além de ser um bom tempero, o vinagre é uma ótima opção quando o assunto é higiene, pois age prevenindo o crescimento exagerado de fungos e bactérias, e ainda evita o surgimento de infecções na pele. Com um algodão, aplique o vinagre ao redor do ferimento, limpando bem o dedo. Você pode usar esse produto várias vezes ao dia.

Passe suco de cebola

Talvez você nunca tenha ouvido falar que o suco de cebola é, certamente, uma das melhores formas de tratar unha encravada em casa. Rico em nutrientes, esse líquido é um potente anti-inflamatório e antibactericida.

Para usar, prepare o suco e aplique a solução sobre a lesão com um algodão. Espere o líquido secar e siga sua rotina normalmente. Repita o procedimento todos os dias até melhorar.

Utilize bicarbonato de sódio

Um potente antimicrobiano, o bicarbonato de sódio pode ser aplicado na área encravada em forma de pasta, feita com a substância e um pouco de água. Deixe agir por alguns minutos e lave a região. Aplique essa mistura duas vezes ao dia, até que o dedo desinflame e você consiga aparar a unha corretamente.

Além disso, existem casos em que é indicada a procura de uma ajuda médica para solucionar o problema em segurança. Entre eles, pode-se citar quando há a formação de pus no local ferido, históricos de má circulação e alguns tipos de doenças crônicas, como o diabetes.

Agora que você já sabe como tratar unha encravada, proteja os seus pés para que isso não aconteça novamente. Compre calçados de qualidade e confortáveis para manter esse problema bem longe da sua vida!

Gostou das dicas deste post? Quer descobrir mais sobre outro problema que atinge os pés? Então leia mais sobre os joanetes agora mesmo!

 

Decker Calçados
Decker Calçados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This