3 tipos de mochila infantis e como escolher a ideal para seu filho

Escolher uma boa mochila infantil é essencial para que o seu filho carregue materiais escolares e itens de uso pessoal com conforto, praticidade e segurança no dia a dia. Mas nem sempre essa tarefa é fácil, afinal, são muitas as opções disponíveis no mercado.

Para acertar na hora da compra, é preciso levar em consideração vários fatores, como idade, peso e altura da criança, além, é claro, do gosto pessoal dela. Também é importante dar atenção especial ao bem-estar do seu filho, que precisa se sentir confortável ao usar o acessório.

Pensando nisso, selecionamos os 3 tipos de mochila mais recomendados para crianças, com dicas de como escolher o modelo ideal. Acompanhe!

1. Mochila com alças

A tradicional mochila com alças traseiras é bastante indicada para crianças maiores em idade escolar, a partir dos 12 anos. A presença de duas alças faz com que o peso da carga seja distribuído igualmente entre os ombros, não sobrecarregando apenas um lado do corpo.

Considerando que o uso é nas costas, a altura e largura do acessório não devem ser maiores que as dimensões do tronco da criança. Além disso, as alças precisam ser largas, reguláveis e acolchoadas para garantir proteção, comodidade e ajuste perfeito.

Esse tipo de mochila deve ficar bem rente ao corpo para não forçar a lombar e a coluna. O ideal é que a base tenha reforço e a parte de trás seja levemente estruturada.

2. Mochila de rodinhas

Entre os diversos tipos de mochila, a de rodinhas é uma das mais práticas para as crianças de 3 a 11 anos. Isso porque ela permite que os pequenos carreguem facilmente seus materiais, sem levar todo o peso nas costas.

Quando utilizado de maneira inadequada, esse modelo também pode sobrecarregar o corpo do seu filho, resultando em má postura e outros problemas ortopédicos. Para garantir mais conforto, o puxador deve ser ajustado de acordo com a altura da criança, permitindo que o braço fique esticado por completo e as costas permaneçam retas.

Esse modelo pode não ser uma boa opção para crianças que precisam passar por calçadas esburacadas ou subir muitos lances de escada. A mochila de rodinhas, mesmo vazia, costuma ser mais pesada que a tradicional com alças por causa de toda a sua estrutura e materiais usados na fabricação.

3. Mochila com alças e rodinhas

Existem mochilas infantis fabricadas com alças e rodinhas, unindo as vantagens e desvantagens dos modelos já citados. Por isso, ao escolher um exemplar, é preciso avaliar os prós e contras, baseando-se, principalmente, nas preferências do seu filho.

A quantidade de material que a criança precisa levar para a escola também deve ser considerada no momento da compra de uma mochila. Compartimentos e divisórias ajudam na organização, mas também tendem a ser usados pelas crianças para colocar objetos dispensáveis.

Levar peso em excesso pode trazer riscos à saúde dos pequenos, por isso, é preciso verificar se o seu filho está carregando apenas o necessário. De maneira geral, a carga da mochila não pode exceder 10% do peso corporal da criança. Essa dica é válida para todos os tipos de mochila, independentemente do tamanho ou formato.

Gostou das dicas? Confira também em nosso site os diversos modelos de mochilas femininas, masculinas e estampadas!

Decker Calçados
Decker Calçados

Comments (1)

  1. […] é sempre uma delícia, ainda mais quando é para uma pessoinha na fase da infância, que reage espontaneamente, com toda sinceridade do mundo. No entanto, acertar na escolha é um […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This