3 dicas para guardar sapatos e aumentar sua durabilidade

Os sapatos são peças indispensáveis em qualquer guarda-roupa e ajudam a compor diferentes produções. Apesar de ser resistente, esse tipo de calçado tem vida útil limitada, que varia conforme o material e a frequência de uso.

Mas, com alguns cuidados, é possível conservar a aparência das peças e aumentar sua durabilidade. Quer saber como? Então, confira 3 dicas para guardar sapatos e deixá-los como novos por mais tempo!

1. Limpe após o uso

Muitas pessoas têm o costume de guardar sapatos antes de passar um pano para tirar a sujeira trazida da rua. Mesmo sendo comum, essa prática não é recomendada, pois as impurezas acumuladas nesse tipo de calçado podem causar manchas e produzir odores difíceis de serem eliminados.

Porém, a limpeza deve ser feita com cautela, pois alguns materiais demandam cuidados especiais. Um sapato de couro liso, por exemplo, nunca pode ser limpo com água e produtos químicos, como sabão e detergente. O ideal é usar um pano seco para tirar a sujeira e, uma vez por semana, passar graxa, mousse ou hidratante para conservar o material e evitar rachaduras.

Os sapatos de couro nobuck ou camurça devem ser impermeabilizados com um produto específico e limpos com uma flanela ou escova de cerdas macias. Já os de verniz devem ser higienizados com um pano úmido, seguido de um seco, evitando ao máximo o uso de escovas, que podem riscá-los.

A limpeza de material sintético pode ser feita com uma flanela levemente úmida e um gel específico para calçados. Vale lembrar que nenhum sapato deve ser deixado de molho ou ficar exposto ao sol, pois esses processos podem deformar as peças, alterar as cores e retirar a cola que prende solas e outros acessórios.

2. Deixe em um local arejado

Além da higienização, é importante deixar os sapatos arejarem na sombra antes de serem guardados. Isso porque a umidade proveniente da chuva ou do próprio suor dos pés favorece a proliferação de fungos e bactérias.

O local de armazenamento de calçados também deve ser ventilado para evitar esse mesmo problema. Prateleiras, estantes ou sapateiras abertas são boas opções para deixar os sapatos sempre arejados e à mostra.

Caso os pares sejam guardados em um armário fechado, é aconselhado deixar as portas abertas durante algumas horas do dia e usar produtos antimofo ou desumidificadores.

3. Não empilhe

Outro hábito que diminui a vida útil dos sapatos é empilhá-los em armários ou, até mesmo, em um canto do quarto. Os pares que ficam por baixo podem ficar amassados, deformados ou arranhados devido ao peso exercido sobre eles. Quando isso acontece, dificilmente essas peças voltam ao seu formato original.

Por isso, o recomendado é organizar os sapatos lado a lado em prateleiras ou colocá-los em caixas transparentes com furos de ventilação. Sacos específicos e caixas de papelão podem ser utilizados desde que sejam abertos e limpos com certa frequência para arejar e evitar o aparecimento de traças.

Agora que você conhece essas dicas, é só colocá-las em prática para guardar sapatos de maneira correta, segura e organizada. Para acompanhar todos os posts, curta a nossa página no Facebook!

Decker Calçados
Decker Calçados

Comments (5)

  1. […] que visitamos uma loja de calçados, nos encantamos principalmente pelas marcas de sapatos importados, reconhecidas por todos assim que batem os olhos na logo. Dessa forma, as marcas […]

  2. […] esse motivo, reunimos neste artigo os modelos de botas que não podem faltar no seu armário. Quer saber quais são eles? Então continue a leitura e […]

  3. […] Além disso, todo homem que segue o estilo casual deseja, acima de tudo, conforto. Por isso, modelos de sapatos com amortecimento e mais macios são as melhores escolhas. A resistência do calçado também é outro ponto importante para que ele fique disponível para uso por muito tempo no armário. […]

  4. […] conservar bem os calçados e nunca usá-los úmidos; […]

  5. Seu post é simplesmente sensacional!! Já vi vários sites, mas nenhum é tão completo quanto o seu. AMEI!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This